mevclinic.net clinica medicina estetica e cirurgia vascular

VARIZES E DERRAMES

PEÇA-NOS UM ORÇAMENTO

OU MAIS INFORMAÇÕES

INTRODUÇÃO

As artérias trazem o sangue do coração para as extremidades e as veias, munidas de válvulas, canalizam o sangue de volta para o coração. Se as válvulas não funcionarem bem o sangue não circula eficientemente. As veias tornam-se dilatadas, porque estão congestionadas de sangue. Esta dilatação das veias constitui as varizes e os derrames. Derrames são pequenos vasos vermelhos, azuis ou cor de púrpura, na superfície da pele. Varizes são mais grossas e localizadas mais profundamente. A localização mais frequente é nos membros inferiores.

 

Enquanto algumas pessoas procuram tratamento apenas por razões cosméticas, muitas procuram alívio para os sintomas que as afligem como dores, inchaço, formigueiros e cãimbras. A dor nas pernas acompanha o aparecimento de varizes e derrames. Este sintoma agrava-se com períodos prolongados em pé e acompanha-se de sensação de peso, mal estar, cãimbras, prurido, eczema e mesmo úlcera se a situação não for resolvida.

 

Os problemas venosos nem sempre são fáceis de detectar. O exame físico e os meios auxiliares de diagnóstico (Eco Doppler por ultra sons, fotopletismografia digital), são ferramentas indispensáveis para a determinação da causa e gravidade do problema.

 

A hereditariedade é o principal factor que contribui para o aparecimento de varizes e derrames. As mulheres são mais susceptíveis a esta patologia. Factores hormonais, incluindo puberdade, gravidez, menopausa e o uso de contraceptivos, estrogéneos e progesterona afectam a progressão da doença. É frequente nas grávidas aparecerem varizes durante o primeiro trimestre. A gravidez origina aumento dos níveis das hormonas e do volume sanguíneo que, por sua vez, causa a dilatação venosa. Além disto, o aumento do volume uterino ocasiona aumento de pressão nas veias abdominais prejudicando o retorno venoso e aumentando, consequentemente, a pressão nas veias dos membros inferiores.

 

As varizes causadas pela gravidez tendem a melhorar ou desaparecer durante o primeiro trimestre pós parto. No entanto, com gravidezes sucessivas, o mais provável é que as varizes voltem a aparecer.Outros factores que predispõem para a doença incluem a idade, profissões em que se trabalha sempre em pé, obesidade e traumatismos.

 

Veias que são inestéticas ou causam dores ou outros sintomas, são as primeiras candidatas para tratamento.Pode recorrer-se a tratamento conservador, através do recurso a meias elásticas e terapêutica postural ou optar por métodos como a esclerose, laser, IPL, radiofrequência, flebotomia, cirurgia endovascular ou cirurgia tradicional.O mais frequente é uma combinação destes métodos.

CONDIÇÕES ESPECIAIS DE FINANCIAMENTO - CONSULTE-NOS

mevclinic.net clinica medicina estetica e cirurgia vascular

+351 917 652 539

mevclinic@gmail.com 

  • Facebook Social Icon
Li e concordo com os Termos de Uso e a Política de Privacidade / I read and agree with Terms and Privacy Policy