Lipoaspiração
Lipoaspiração
A lipoaspiração ou lipoescultura diminui ou modifica a adiposidade nas zonas do corpo onde é utilizada e promove uma remodelação da forma com benefícios cosméticos e funcionais. Apesar de manterem um bom estado de saúde e boa forma física, muitas pessoas tem o corpo deformado por incómodos depósitos localizados de gordura.
A lipoaspiração pode ser usada para tratar esses depósitos, em vários locais do corpo, como sejam:
· Abdómen e cinta
· Coxa e nádega
· Braço, pescoço e costas
· Joelho
· Peito
· Face e queixo
A lipoaspiração pode ser usada isoladamente ou associada a outras cirurgias (face lift, redução mamária ou abdominoplastia).
A lipoaspiração não é um tratamento para a obesidade nem substitui os hábitos alimentares saudáveis ou o exercício físico regular. Também não é um tratamento para a celulite.
Entre os melhores candidatos/as para a lipoaspiração contam-se:
· Adultos com excesso (até 30%) do peso corporal ideal, que tenham pele elástica e bom tono muscular
· Não fumadores. Os fumadores terão de suspender os seus hábitos tabágicos pelo menos durante por 30 dias
· Pacientes que pretendam utilizar a lipoescultura em áreas especificas do organismo ( rosto, mama, glúteos) ou que tenham zonas de deposição localizada de gordura no abdómen ou cullotte de cheval, por ex.
Antes da lipoaspiração devem ser realizadas análises (sobretudo o estudo da coagulação) e suspensas certas medicações (aspirina, antiinflamatórios, por ex) e tabaco pelo menos um mês antes da cirurgia. A lipoaspiração faz-se habitualmente com anestesia local. Pode ser feita com anestesia geral mas neste caso aumenta o risco de complicações para o paciente. Deve ser usada uma cinta ou banda de compressão na zona tratada.
A recuperação é rápida e permite habitualmente o retorno às atividades normais no dia seguinte ao da intervenção. Os resultados são excelentes a bons na grande maioria dos casos. Podem, no entanto e em certas situações, ser necessários tratamentos ulteriores para obter os resultados desejados.