Cirurgia - Conceito

shutterstock_529054966.jpg

CIRURGIA DE CONSULTÓRIO

(OFFICE BASED SURGERY)

A contínua evolução da tecnologia associada ao conforto e comodidade do consultório médico, produziram uma viragem marcada na maneira como muitos procedimentos cirúrgicos são levados a cabo. Ainda há pouco tempo apenas possíveis em hospitais de dia ou centros de cirurgia ambulatória, muitas cirurgias são agora realizadas no ambiente do consultório médico. Esta mudança no local da prestação provoca economias importantes na prestação de cuidados de saúde, ao mesmo tempo que aumenta a comodidade e o conforto dos pacientes e permite ao médico uma extrema facilidade na programação das cirurgias. Exige, por outro lado, rigorosas medidas de segurança e apurados standards de qualidade.

DEFINIÇÃO

A cirurgia de consultório (office based surgery dos americanos) é qualquer cirurgia levada a cabo por um cirurgião credenciado, no ambiente de um consultório médico devidamente apetrechado e que requer algum grau de anestesia.

NÍVEIS DE ANESTESIA

A American Society of Anesthesiologists (ASA) define os vários tipos de anestesia, como segue:

PEÇA-NOS UM ORÇAMENTO
OU MAIS INFORMAÇÕES

Obrigado!

Nível 1 - Sedação mínima ou (Ansiolise)

Trata-se de um estado induzido por medicamentos, em que os pacientes se mantêm acordados e respondem a estímulos verbais. Embora as funções cognitivas e a coordenação motora possam estar afetadas, as funções ventilatória e cardiovascular estão inalteradas.

Nível 2 - Sedação moderada (Sedação consciente)

Estado de depressão da consciência induzido por medicamentos no qual o paciente responde a estímulos verbais com ou sem estimulação táctil. Não são necessárias manobras para manter as vias aéreas patentes e existe ventilação espontânea.

Nível 3 - Sedação profunda (Analgesia)

Estado de depressão da consciência induzido por medicamentos, no qual o paciente não acorda com facilidade mas responde coerentemente com estimulação dolorosaA capacidade de respirar espontaneamente está comprometida. Pode ser necessária ventilação assistida.  A função cardiovascular mantem-se inalterada.

Nível 4 - Anestesia geral

Estado de depressão da consciência induzido por medicamentos, no qual o paciente não acorda, mesmo com estimulação dolorosa. Não existe ventilação espontânea e a função cardiovascular está comprometida.

Na nossa clinica são levadas a cabo intervenções em que se utilizam os níveis 1 e 2 de anestesia atrás referidos.

O recobro é sempre acompanhado por um médico ou um enfermeiro até à alta do paciente.

A MEVCLINIC só aceita a colaboração de médicos e enfermeiros devidamente credenciados e inscritos nas respetivas Ordens.